terça-feira, 15 de setembro de 2015

Serviço de Referência Hoje

Serviço de Referência Hoje

Minha segurança se funda na convicção de que sei algo e de que ignoro algo a que se junta a certeza de que posso saber melhor o que já sei e conhecer o que ainda não sei. Minha segurança se alicerça no saber confirmado pela própria experiência de que, se minha inconclusão, de que sou consciente, atesta, de um lado, minha ignorância, me abre, de outro, o caminho para conhecer. FREIRE 
A Biblioteca deve ser uma porta aberta para todos no acesso à informação. A Biblioteca é uma organização que não tem como principal objectivo o lucro, mas sim como missão proporcionar informação e ideias para o sucesso, na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento e desenvolver competências para a aprendizagem ao longo da vida. À Biblioteca Escolar é reconhecido um papel determinante na dinâmica da sociedade, nomeadamente o seu contributo para a criação de hábitos de leitura e a promoção das literacias centradas na comunidade. As Bibliotecas integram serviços de referência que apoiam o utilizador na descoberta dos serviços da biblioteca e na definição de formas de recuperação de informação, tendo em conta as necessidades de informação de cada utilizador. O serviço de referência presta orientação e apoio aos utilizadores, nomeadamente na definição de estratégias de pesquisa e na optimização da consulta dos recursos informativos disponíveis. ParaTalavera Ibarra (1998) o serviço de referência pode ser definido do seguinte modo: «O serviço que facilita o acesso à informação, e que especialmente ajuda o utilizador a localizar a informação procurada é o serviço de referência. Este serviço, tradicionalmente definido como aquele que relaciona o utilizador que tem uma necessidade de informação com os recursos ou fontes que vão satisfazer as suas necessidades.» Por outro lado, Córdon Garcia (1998) acentua a dimensão pedagógica do serviço de referência: «Trata-se, em suma, de possibilitar não somente a difusão da informação mas também a aprendizagem relativa aos modos operativos mais eficazes de captação da mesma da parte dos membros da comunidade.» Em relação à maior parte das definições de serviço de referência é possível constatar que a dimensão humana, isto é, o contacto pessoal entre o utilizador e o bibliotecário aparece como um elemento comum e essencial. O termo «referência» é consensual e completamente aceite na terminologia biblioteconómica portuguesa e, por conseguinte, a denominação de «serviço de referência» é aquela que é aceite para designar todo aquele serviço que na biblioteca está incumbido de responder, informar e orientar o utilizador nas suas dúvidas e pesquisas. Porém, apesar do termo «referência» se ter imposto, muitas bibliotecas têm adoptado outras designações. Entre os vários sinónimos para «serviço de referência»Merlo Vega (2000) destaca os seguintes: • Serviço de informação bibliográfica; • Serviço de orientação; • Serviço de consulta; • Serviço de pesquisas documentais. Richard Bopp desdobra os serviços de referência em serviços de informação, de formação e de orientação. Bertrand Calenge (1996) defende que acolher, orientar e informar são os aspectos que devem estar na base dos serviços dedicados ao público numa biblioteca. in Mangas. A criação de um serviço de referência supõe a existência de determinados recursos materiais e instrumentos de trabalho, a saber: as instalações e a localização, o equipamento, as fontes e os recursos de informação e a criação de um arquivo ou base de dados. Apesar da maior parte das Unidades Documentais nomeadamente as bibliotecas já dispor de catálogos em linha, poucas são as que no nosso país tem publicações electrónicas no Fundo Documental que detêm nos seus espaços físicos. Esta mudança causada pelas Tecnologias da Informação faz com que no aspecto biblioteconómico se levante certas questões tais como: os direitos de autor, o formato utilizado na transmissão e também a nível de descrição bibliográfica porque o que fica visível na Web em termos de descrição bibliográfica retrata os campos utilizados pela Unidade Documental. Preparar, identificar conceitos-chave, palavras, sinónimos e termos relacionados, construir a pesquisa com emprego de ferramentas comuns como operadores booleanos, truncatura, sistemas de classificação com índices e thesaurus, identificar os auxiliares disponíveis em cada base de dados, analisar criticamente os dados obtidos são as actividades que devem estar por detrás de um Serviço de Referência que permita criar um serviço com capacidade de responder a um utilizador cada vez mais exigente, uma vez que agora no mundo digital as bibliotecas digitais não lidam com perfis pré-estabelecidos de utilizadores, mas com todos aqueles que navegam diariamente na Web. in Marques